quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Doce sim, podre não

"Leonard:... mel atrai mais moscas do que vinagre.
Sheldon: esterco mais ainda, e daí?" (The Big Bang Theory)

É certo e comprovado que a única forma de atrair aqueles que nos elevam é a procura em ser maior; e para ser bom, é imprescindível, no mínimo, ter boa educação. Em contra partida, um espírito sem vontade própria apodrece. Um ser humano que diz sim a tudo e a todos não consegue fazer o próprio caminho e se é incapaz de tomar decisões a respeito de si mesmo nunca vai saber a que veio a esse mundo.
Não é oito, nem 80. Ser doce sim, ser podre não. Conversar sim, concordar não. E discordar não significa semear discórdia.
Aceito que devo sempre ouvir aqueles que são mais experientes e que é mais fácil pautar algumas escolhas pela experiência anterior, mas também sei que o senso comum, às vezes, dita regras de desalento por pura inércia. Tenho consciência que idéias novas balançam alicerces, mas também sei que alicerces fracos balançam por qualquer coisa.
Se não insisto nos meus próprios objetivos, não vai me eximir da culpa e não vai diminuir a minha frustração pensar que não fiz o que quis fazer porque "tentei agradar", ou porque "tive medo do que os outros poderiam falar". Afinal, a minha felicidade é responsabilidade só minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário